Psicologia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde desde 1948 como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades".  Mas mesmo hoje, mais de 60 anos depois da definição, a Medicina geral ainda se esforça para implantar uma terapia realmente integrada, que leva em conta essas três esferas ao mesmo tempo. Com a Odontologia não é diferente.

O problema também está na mente
Para Liliana Seger, psicóloga autora do livro Psicologia e Odontologia, a junção dessas áreas não é uma especialidade odontológica, nem um ramo da Psicologia, mas uma atitude geral que postula uma visão integrada do homem. Ela conta que o paciente deve ser encarado como um ser biopsicossocial, em que tudo está interligado e qualquer alteração em um desses aspectos altera o todo.

"Em uma pessoa com dor, aspectos biológicos, psicológicos e sociais interferem nesse desconforto", explica Liliana. Um exemplo seria um paciente que começa algum procedimento estando ansioso, aumentando sua dor. O medo, por exemplo, faz com que o organismo produza inúmeros hormônios. Dependendo da duração do sentimento, mais sintomas orgânicos aparecem. "O distress, um stress crônico, causa inúmeras doenças como baixa imunidade, gastrites, dermatites e gunas, entre outros", conta a psicóloga.

Os benefícios da aplicação
Uma visão integrada dos problemas daquele que senta na cadeira do consultório tem a capacidade de propiciar um tratamento melhor. Quando o dentista enxerga seu paciente dessa forma interdisciplinar, ele passa a explicar antes os procedimentos que vai realizar.

Mais do que isso, ele começa e encontrar fatores antes secundários, mas que têm potencial para serem decisivos no tratamento. "Quando tratamos somente os sintomas físicos, o paciente pode continuar passando pelo stress, mantendo sua sintomatologia. Após um tempo voltam as dores", diz Liliana. Um exemplo disso seriam os casos de disfunção de ATM, que podem ter raízes psicológicas, já que sob tensão, stress e medo as pessoas podem passar a ranger e apertar os dentes.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Tv. Dom Romualdo de Seixas, 428. Umarizal | 66050-110 - Belém/PA

(91) 3230-1930 / (91) 3224-3733 / (91) 3212-4990