Profilaxia

A profilaxia bucal é uma limpeza feita em consultório pelo seu dentista. Por meio de alguns instrumentos ele irá remover toda placa bacteriana para impedir a evolução das bactérias

Escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental ajuda a manter um sorriso mais limpo e longe das doenças bucais, certo? Certo. Mas para que todo esse cuidado traga mais benefícios, é preciso conciliar a limpeza praticada em casa com aquela feita no consultório do dentista, chamada de profilaxia bucal. Um tratamento que previne a instalação de problemas na cavidade da boca, como a cárie e a periodontite.

Manter todas as partes do seu universo bucal limpas só gera mais benefícios ao sorriso e à saúde como um todo. A profilaxia faz isso com os dentes. O dentista limpa cada um dos nossos parceiros bucais, retirando o acúmulo de placa para não dar espaço a nenhuma bactéria inimiga. Quando é feita regularmente, a profilaxia previne a instalação de doenças, auxiliando na manutenção de uma boca saudável, dos trabalhos restaurados e conservando sua integridade.

COMO É REALIZADA A PROFILAXIA BUCAL?

Antes de começar o cuidado, a pessoa passa por uma avaliação clínica. Logo em seguida, a limpeza bucal é iniciada. Primeiro utilizamos um ultrassom para fazer a limpeza do tártaro. Em seguida, entramos com um jato de bicarbonato e o uso de uma escova rotatória com pasta profilática. Com a ajuda de todas essas ferramentas, conseguimos uma limpeza profunda. A orientação para a próxima visita vai depender da saúde bucal e estado clínico de cada paciente.

OS CUIDADOS PODEM VARIAR DE SORRISO PARA SORRISO

A regra é clara: todo paciente precisa praticar uma higiene correta, com a quantidade ideal de creme dental, ter uma alimentação saudável, evitando o consumo de alimentos doces, ácidos e industrializados, e fugir dos maus hábitos, como o fumo. Para aqueles que fazem um tratamento específico os cuidados precisam ir mais além. Um paciente que usa aparelho ortodôntico deve evitar alguns alimentos por representar risco à integridade do aparelho. Da mesma maneira que um paciente com disfunção temporomandibular muscular precisa evitar mascar chicletes, mesmo sem açúcar, devido à fadiga dos músculos da mastigação, alerta.

USE EM CASA UM CREME DENTAL QUE DEIXA SUA BOCA PROTEGIDA

Escovar os dentes corretamente faz parte de todo sistema preventivo do universo bucal. Essa prática quando feita com um bom creme dental só trará mais benefícios, evitando o surgimento de doenças. Usando a quantidade certa, - de acordo com os dentistas a quantidade equivale a um grão de feijão -, esse produto ajuda a eliminar a placa ao longo da linha da gengiva, interrompendo o ciclo da gengivite. Bom demais para quem quer ter um sorriso sempre limpo e saudável dentro e fora do consultório dentário.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.